CASAMENTO: Como escolher o Bolo de Casamento?
top of page

CASAMENTO: Como escolher o Bolo de Casamento?

Atualizado: 2 de dez. de 2023


O Bolo de Casamento, além de ser um dos itens mais importantes do Menu, ele tem um momento de destaque durante o evento, o corte do bolo. Hoje vou trazer algumas dicas de como escolher o Bolo do seu Grande Dia.


Como escolher o bolo de casamento


Você pode contar com a nossa Assessoria Respect para te acompanhar, nas Degustações e te apresentar aos fornecedores ideais para você!

Você vai escolher o melhor para o seu Evento junto de um(a) Chef Profissional, que acompanhado da Assessoria vai te orientar você na hora da escolha.

Ter um bom Confeiteiro é o início para começar a busca do Bolo Ideal. Para escolher o Bolo, é preciso avaliar alguns itens, como:

1. O Estilo do Bolo

No momento de escolher o Estilo que terá o Bolo Desejado, é preciso ter um cuidado da decoração do bolo acompanhar a decoração e tema da festa.

Por exemplo, se você optou por um Casamento Clássico, acompanha-se bem um bolo mais tradicional, na cor branca e rico em detalhes. Já se a escolha pelo tema for um Casamento Rústico, hoje geralmente são utilizados Naked Cakes ou de cores vibrantes.

Então a grande Dica para o Estilo, é sempre ter coerência com os demais itens da Festa, para que tudo se encaixe perfeitamente.

Escolhendo o Estilo, você pode fazer a sua busca de inspirações, o Pinterest é uma ótima fonte para isso, nós temos algumas pastas de Inspirações de Bolos para vocês conhecerem.

Na hora da decisão é sempre bom levar as imagens dos Bolos que você mais se identificou.

2. O Sabor

Para definir o Sabor do Bolo, é preciso dividir o bolo em três itens, que são Massa, o Recheio e a Cobertura.

Para Massa do Bolo nos temos a tradicional branca, de chocolate, hoje já encontramos bolos de massa de frutas silvestres, pistache, tudo depende do seu gosto.

Mas é bom sempre lembrar que além de agradar o paladar dos noivos, o bolo precisa agradar, também, os convidados.

É bom sempre tomar um cuidado e pensar em agradar a maioria dos convidados, pois agradar a todos nunca é possível, principalmente no cardápio.

O Segundo item que deve ser escolhido do Bolo, é o Recheio. Para isso existem diversas opções, dentre as mais pedidas pelos noivos estão: o tradicional Doce de Leite, Brigadeiro ou Ganache de Chocolate, Nozes e Coco.

Por último e não menos importante a Cobertura, claro que o sabor importa e muito, mas para este item é necessário tomar mais cuidado na hora da escolha, deve-se atentar em caso de eventos ao ar livre, em ambientes quentes, opte por coberturas que não necessitam de refrigeração.

3. Quantidade

Se você fizer uma busca online ou com Confeiteiros, alguns vão te dizer para calcular 40g por convidado, outros 60g e alguns 100g.

A realidade é que a Quantidade exata de bolo, depende da quantidade de doces que terá na festa.

Primeiro você deve contar com o Bem Casado, ou outra opção do seu agrado, este deve ser calculado em média de 3 á 4 unidades, por convidados.

Adicione suas opções de Doces da mesa do bolo ou mesa de doces, que deve ser em média de 4 á 7 unidades por convidado, ou seja, se você optar pelas quantidades maiores de 4 unidades de Bem-Casados, mais 7 unidades de doces, você precisará de um bolo de 40 á 60g por pessoa, pensando sempre que deve sobrar e não faltar.

Caso você escolha, pelas quantidades menores, ou seja, 3 bem-casados e 4 doces, será preciso um bolo de 100g por convidado. Para que todos sintam-se satisfeitos e mantêm um equilíbrio.


4. Topo do Bolo

A grande dúvida é uso dos noivinhos ou das flores como Topo do Bolo, mas isso deve estar de acordo com a decoração do evento e estilo dos noivos

5. Tamanho

Hoje o recomendado é que a altura do bolo seja proporcional à altura dos noivos e o local aonde ele será exposto na festa, caso tenha uma mesa do bolo você pode optar por um bolo menor, mas se ele for para o meio do salão ou para a pista, deve ser um bolo maior para ser mais chamativo.

6. Bolo Fake

Muitos noivos optam por ter um Bolo Fake para o corte e um bolo para servir, essa escolha depende muito do gosto dos noivos em particular.

Isso tudo é o recomendado, lembrando que você sempre deve manter as escolhas de acordo com o seu orçamento.


Assessoria em Casamento, Respect

bottom of page