CASAMENTO REAL: Os Vestidos e Casamentos da Realeza Britânica {Parte 1}
top of page

CASAMENTO REAL: Os Vestidos e Casamentos da Realeza Britânica {Parte 1}

Atualizado: 4 de jan.


O Casamento Real movimentou o mês de maio e foi considerado o Casamento mais esperado do Ano.


Os Vestidos e Casamentos da Realeza Britânica

A união da atris Meghan Markle com o Príncipe Harry está movimentando as ruas do Reino Unido e foi uma junção de moderno com um pouco das tradições da realeza.

Um dos grandes mistérios deste Casamento é como seria o Vestido de Noiva de Meghan, mas esse mistério só foi desvendado na manhã de sábado no dia 19 de Maio de 2018.

Hoje eu preparei um post super especial, para relembrar os Vestidos das Noivas da Realeza Britânica, desde a Rainha Vitoria até o Casamento mais Recente da Meghan com Harry.

Como o post ficou um pouco longo, separei ele algumas partes, a primeira inclui a Rainha Vitoria, as Princesas Vitoria, Alice, Alexandra, Helena e Louise.

 

Rainha Vitoria - Queen Victoria

Alexandrina Victoria (24/05/1819 - 22/01/1901) - Reino Unido

A Rainha se casou com o príncipe Albert de Saxe-Coburg e Gotha em 10 de fevereiro de 1840. Para ocasião ela escolheu um vestido branco, na época foi considerada uma escolha incomum, o tradicional era usar vestido vermelho.

Os Vestidos e Casamentos da Realeza Britânica

Ela não foi a primeira a usar vestido branco para um Casamento, mas foi ela que recebeu o crédito de começar a tradição de vestidos brancos para Noiva.

A Renda do Vestido foi criada por William Dyce , chefe da então Escola de Design do Governo e montada em um vestido de cetim branco feito por Mary Bettans.


Os Vestidos e Casamentos da Realeza Britânica
 

Princesa Vitoria - Princess Victoria

Victoria Adelaide Mary Louisa (21/11/1840 - 05/08/1901) - Reino Unido

Vitoria, também conhecida carinhosamente como "Vicky", tinha 15 anos de idade quando o Imperador Alemão e Rei da Prússia Frederico III.

Os pais ficaram entusiasmados com a notícia, mas deram sua aprovação com a condição de que o casamento não acontecesse antes do décimo sétimo aniversário da Princesa.


Os Vestidos e Casamentos da Realeza Britânica

A reação imediata na Grã-Bretanha foi a desaprovação. Alguns membros da família Hohenzollern e conservadores se opuseram, enquanto círculos liberais receberam bem a proposta da união com a coroa britânica.

A questão de onde realizar a cerimônia de casamento gerou mais críticas. Para os Hohenzollern, parecia natural que as núpcias do futuro rei prussiano fossem realizadas em Berlim.

Vestido de Noiva da Princesa Vitoria

No entanto, a Rainha Vitoria insistiu que sua filha mais velha deveria se casar em seu próprio país e, no final, ela prevaleceu.

O Casamento de Vitoria e Frederico foi realizado na Capela Real do Palácio de St. James em Londres em 25 de janeiro de 1858.

 

Princesa Alice - Princess Alice

Alice Mafalda Maria (25/04/1843 - 14/12/1878) - Reino Unido

Entre o noivado e o casamento, o pai de Alice, o Príncipe Alberto morreu, no dia 14 de dezembro de 1861. Apesar do desgosto da rainha, ela ordenou que o casamento deveria prosseguir como estava planeado.


Os Vestidos e Casamentos da Realeza Britânica

No dia 1 de julho de 1862, Alice e Luís casaram-se numa cerimônia privada na sala de jantar de Osborne House, que foi transformada numa capela temporária.

Alice foi levada ao altar pelo seu tio, Ernesto II, Duque de Saxe-Coburgo-Gota, e teve quatro damas-de-companhia: as suas três irmãs mais novas e a irmã de Luís, Ana.


Os Vestidos e Casamentos da Realeza Britânica

Na cerimônia usou um vestido branco com um véu de renda Honiton, mas teve de usar roupas com tecidos pretos, para simbolizar o luto antes e depois da cerimônia.

 

Princesa Alexandra - Princess Alexandra

Alexandra Caroline Marie Charlotte Louise Julia (01/12/1844 - 20/11/1925) - Dinamarca

A Rainha Vitoria, já estava preocupada em encontrar uma noiva para seu filho e herdeiro, Albert Edward, o príncipe de Gales.


Os Vestidos e Casamentos da Realeza Britânica

Thomas Longley , o arcebispo de Canterbury , realizou a cerimônia de Albert & Alexandra em 10 de março de 1863 na Capela de São Jorge, no Castelo de Windsor.

O Príncipe Albert, assumiria o trono em 1902 e viraria o rei do Reino Unido. Por isso, o vestido de sua noiva foi digno de rainha feito de seda, a saia tinha camadas de renda com laços, rosas, trevos e cardos.

Ela também subiu ao altar usando um colar de diamantes com pérolas, que foi um presente de seu noivo.

 

Princesa Helena - Princess Helena

Helena Augusta Vitória (25/05/1846 - 09/06/1923) - Reino Unido

O casamento ocorreu em 5 de julho 1866. Cristiano entrou na capela com seus dois padrinhos, os príncipes Eduardo de Saxe-Weimar e Frederico de Schleswig-Holstein.


Os Vestidos e Casamentos da Realeza Britânica

Helena foi levada ao altar por sua mãe e pelo Príncipe de Gales, acompanhada por oito damas de honra.

O casal passou sua primeira noite de casados na Casa Osborne, indo então passar a lua de mel em Paris, Interlaken e Gênova.

Eles foram morar depois do casamento no Chalé Cumberland dentro do Grande Parque de Windsor.


Os Vestidos e Casamentos da Realeza Britânica

O vestido da princesa Helena para o casamento foi feito de seda e renda Honiton, tecido escolhido por sua mãe, ele foi decorado com flores de murta, que simbolizam o amor, e de laranjeira.

 

Princesa Luisa - Princess Louise

Louise Caroline Alberta (18/03/1848 - 03/12/1939) - Reino Unido

Luisa era uma noiva desejável, pois foi considerada a filha mais bonita da rainha pelos biógrafos contemporâneos e modernos.

A Princesa não desejava um casamento com qualquer príncipe e anunciou que desejava se casar com John Campbell, marquês de Lorne , herdeiro do ducado de Argyll.

Os Vestidos e Casamentos da Realeza Britânica

A Rainha afirmou que o casamento de Louise traria "sangue novo" para a família. Ela estava convencida de que isso fortaleceria a família real moral e fisicamente.

A cerimônia foi realizada na Capela de São Jorge no Castelo de Windsor em 21 de março de 1871 e a multidão era tão grande que, pela primeira vez, os policiais tiveram que formar barreiras para manter o controle.

Os Vestidos e Casamentos da Realeza Britânica

Louise usava um véu de noiva de Honiton que ela própria projetou, e foi escoltada para a capela por sua mãe e seus dois irmãos mais velhos, o Príncipe de Gales e o Duque de Edimburgo.

 

Assessoria em Casamento - Respect Juliana Sales

bottom of page